ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Miguel e Helena lideram ranking de nomes mais registrados em Piracicaba em 2023; veja lista

imagem

Os nomes Miguel e Helena são os mais escolhidos por pais em Piracicaba - SP

Os nomes Miguel e Helena foram os mais escolhidos por mães e pais para registrar seus filhos em 2023 em Piracicaba (SP). Os dados fazem parte do levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), divulgado nesta segunda-feira (18).

Os números consideram todos os 4.734 bebês nascidos até agora este ano. A pesquisa mostra que nomes simples, curtos e bíblicos são tendência nos registros.

Miguel lidera a lista de nomes masculinos pelo sexto ano consecutivo, com 75 registros. Já Helena foi o segundo nome mais escolhido para meninas em 2022 e agora é o primeiro, com 69 registros.

Outros nomes que figuram entre os 10 mais escolhidos são Alice e Gael, que também ficaram bem posicionados em 2022.

Evolução de tendências

O ranking deste ano não mostra nenhum nome composto entre os dez mais escolhidos, diferente do que era observado em 2015, quando a Arpen começou a fazer esse tipo de levantamento. Naquele ano, dos dez mais escolhidos, sete eram compostos.

Em 2017, por exemplo, Pedro Henrique e Maria Clara lideraram o ranking em Piracicaba. Naquele ano, Miguel foi o terceiro colocado e Helena, que agora figura no topo da lista de nomes femininos, estava em 16º lugar.

As escolhas mais populares, no entanto, correspondem a uma pequena fatia do total de registros.

Neste ano, foram feitos 4.734 registros de nascimentos até a metade de dezembro. Ou seja, o líder do ranking em 2023, Miguel, equivale a apenas 1,6% do total.

Os registros foram coletados pela Arpen até 14 de dezembro de 2023. Em razão disso, o ranking deste ano pode sofrer algumas alterações.

Como trocar o nome?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

"Mudanças no sobrenome também foram incluídas na nova legislação. Dessa forma, abre-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica Gustavo Fiscarelli.

ADSENSE GOOGLE