ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel

imagem

O Catar divulga detalhes do acordo de troca de reféns entre Israel e Hamas

O Catar divulgou nesta quinta-feira (23) detalhes do acordo de troca de reféns sob poder de Israel e do Hamas. De acordo com o Ministério da Saúde de Israel, os reféns liberados pelo Hamas terão seu trajeto até Israel mediado pela Cruz Vermelha, onde receberão atendimento médico e psicológico.

Logística planejada para os reféns

A logística planejada para os reféns liberados pelo Hamas será a seguinte:

  • Os reféns serão entregues à Cruz Vermelha;
  • Após chegarem em Rafah, serão encaminhados para seis hospitais diferentes em Israel, onde serão examinados por médicos e profissionais de saúde mental.

Detalhes do acordo

Segundo o porta-voz do Catar, o primeiro grupo de reféns a voltar para casa será de 13 mulheres, crianças e adolescentes. Caso haja um grupo de reféns da mesma família, serão libertados juntos neste primeiro grupo.

Está planejada a troca de 50 reféns que estão sob poder do Hamas por 150 prisioneiros palestinos durante os quatro dias de trégua previstos. O início da troca de reféns será às 16h no horário local, 11h no horário de Brasília.

O cessar-fogo na Faixa de Gaza começará nesta sexta-feira (24) às 7h, no horário local. O Hamas prometeu respeitar a trégua, enquanto Israel se comprometeu a não atacar o sul do território e a não sobrevoar o norte de Gaza durante seis horas por dia.

Segundo o porta-voz do governo do Catar, as partes estudam libertar um número maior de reféns e assim prolongar a duração desta trégua. A cada dez reféns, será acrescentado um dia de trégua.

O acordo prevê também a entrada diária na Faixa de Gaza de 200 caminhões de ajuda humanitária, além de outros quatro carregados de combustível e gás de cozinha.

Essa troca de reféns representa um importante passo para o estabelecimento de uma trégua duradoura na região e um alívio para as famílias que aguardam ansiosamente o retorno de seus entes queridos. Além disso, a entrada de ajuda humanitária e suprimentos básicos será fundamental para amenizar a situação precária em Gaza.

Conclusão

O Catar divulgou detalhes do acordo de troca de reféns entre Israel e Hamas, que consiste na libertação de 50 reféns pelo Hamas em troca de 150 prisioneiros palestinos. A troca ocorrerá durante os quatro dias de trégua previstos, com o primeiro grupo de reféns a ser libertado composto por 13 mulheres, crianças e adolescentes. Além disso, o acordo prevê o início de um cessar-fogo na Faixa de Gaza a partir das 7h de sexta-feira, prometido ser respeitado pelo Hamas e com compromissos de limitação de ataques por parte de Israel. A troca de reféns e a entrada de ajuda humanitária são passos importantes para amenizar a situação na região e buscar uma trégua duradoura.

ADSENSE GOOGLE