ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Veja as cidades do Paraná que mais tiveram geração de emprego em agosto

imagem

O Paraná lidera geração de empregos no sul do Brasil em agosto

O estado do Paraná foi o que apresentou o maior saldo na geração de empregos formais no sul do Brasil em agosto, de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram criados 13.568 novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 160.230 admissões e 146.662 desligamentos.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na segunda-feira (2).

As cidades do Paraná com maior geração de emprego em agosto

O Paraná se destacou entre as cidades do sul do Brasil que mais geraram empregos no mês de agosto. Confira abaixo:

  1. Cidade 1 - X vagas criadas
  2. Cidade 2 - Y vagas criadas
  3. Cidade 3 - Z vagas criadas

Os outros estados da região sul também apresentaram saldo positivo em agosto, segundo o levantamento. Em Santa Catarina foram abertas 6.702 vagas, enquanto no Rio Grande do Sul foram 2.561 novos postos de trabalho.

Setores que impulsionaram a geração de empregos no Paraná

De acordo com o Caged, o estado do Paraná teve um desempenho positivo nos cinco grandes grupamentos analisados pelo cadastro.

O setor de Serviços foi o que mais contribuiu para a geração de empregos, gerando 8.260 novos postos. Em seguida, o setor do Comércio com 3.436 vagas, Construção com 701 novas vagas, Indústria com 588 vagas e Agropecuária com 583 novos postos de trabalho.

Perfil das vagas e dos contratados no Paraná

De acordo com o Caged, a Hotelaria e Alimentação foram os segmentos que mais geraram empregos no Paraná, com mais de 1.500 vagas criadas.

O aumento na demanda pode ser atribuído à aproximação do fim do ano, de acordo com Marlos Alcântara, representante do Departamento Pessoal de um hotel local. Ele explica que tanto o turismo quanto as festividades de final de ano aumentam o fluxo de pessoas e, como resultado, a demanda por serviços de hospedagem e alimentação.

Segundo o levantamento, a maioria dos contratados no Paraná tem entre 18 e 24 anos. Pessoas dessa faixa etária preencheram 1.955 vagas de emprego no estado em agosto.

Conclusão

O Paraná se destacou como o estado da região sul do Brasil com o maior saldo de geração de empregos em agosto. Os setores de Serviços, Comércio, Construção, Indústria e Agropecuária impulsionaram a criação de novos postos de trabalho. A Hotelaria e Alimentação foram os segmentos que mais contrataram, acompanhando o aumento da demanda no período próximo ao fim do ano. O perfil dos contratados indicou que a faixa etária entre 18 e 24 anos teve uma representatividade significativa nas admissões.

ADSENSE GOOGLE