ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Por que Nova Zelândia voltou atrás sobre proibir venda de cigarros

O Novo Governo da Nova Zelândia Pretende Acabar com a Proibição da Venda de Cigarros

O novo governo da Nova Zelândia afirma que pretende acabar com a proibição da venda de cigarros. O país foi o primeiro do mundo a banir a venda.

A legislação, introduzida no governo anterior liderado por Jacinda Ardern, pretendia proibir a venda de cigarros a qualquer pessoa nascida depois de 2008 a partir do próximo ano.

Fumar como principal causa de mortes evitáveis na Nova Zelândia

Fumar é a principal causa de mortes evitáveis na Nova Zelândia, e a política tinha como objetivo impedir que as gerações mais jovens adquirissem o hábito.

Especialistas em saúde criticaram fortemente a reversão repentina. "Estamos chocados e enojados... este é um passo incrivelmente retrógrado em relação às medidas de saúde absolutamente excelentes e mundialmente inéditas", disse o professor Richard Edwards, pesquisador de controle do tabaco e especialista em saúde pública da Universidade de Otago.

"A maioria dos grupos de saúde na Nova Zelândia está consternada com o que o governo fez e pedem que reconsiderem", disse ele.

Legislação antifumo aclamada internacionalmente

A legislação aprovada no ano passado foi aclamada internacionalmente. As medidas incluíram a restrição do número de vendedores de tabaco e a redução do nível de nicotina nos cigarros. Modelos estatísticos indicaram que as leis antifumo poderiam salvar até 5.000 vidas por ano.

Acredita-se que as leis da Nova Zelândia tenham inspirado o governo do Reino Unido, em setembro, a anunciar uma proibição semelhante de fumar para os jovens.

Opiniões e críticas às leis antifumo

As medidas antifumo atraíram a oposição de alguns grupos empresariais na Nova Zelândia. Os donos de bancas de jornal e pequenas lojas criticaram a perda de receitas ? mesmo com subsídios governamentais. Além disso, alguns políticos também argumentaram que a proibição faria surgir um mercado paralelo para o tabaco.

No entanto, o partido Nacional, que obteve 38% dos votos nas eleições de 14 de outubro, não mencionou as leis antifumo durante a campanha eleitoral.

O anúncio do novo ministro das Finanças, Nicola Willis, no sábado (25/11), de que o governo iria revogar a lei chocou os especialistas em saúde, que acreditavam que a política permaneceria intacta.

Impacto das leis antifumo na saúde e economia

A modelagem de saúde pública realizada em 2022 mostrou que a política antifumo teria economizado ao sistema de saúde da Nova Zelândia cerca de 1,3 bilhão de dólares neozelandeses nos próximos 20 anos.

A Nova Zelândia ainda pretende reduzir sua taxa nacional de tabagismo para 5% até 2025, com o objetivo de eventualmente eliminá-la completamente. Mais de 80 mil adultos pararam de fumar em 2022, segundo dados nacionais.

Conclusão

O novo governo da Nova Zelândia causou polêmica ao anunciar a intenção de acabar com a proibição da venda de cigarros, revertendo uma legislação anterior que tinha o objetivo de impedir que as gerações mais jovens adquirissem o hábito de fumar. Enquanto as medidas antifumo foram elogiadas internacionalmente e modelagens indicaram a possibilidade de salvar vidas e economizar recursos na área da saúde, a reversão repentina causou indignação entre especialistas em saúde e grupos preocupados com a saúde pública.

Os impactos econômicos, a oposição de grupos empresariais e a possibilidade de surgimento de um mercado paralelo para o tabaco foram colocados como argumentos contra a proibição da venda de cigarros. No entanto, a luta contra o tabagismo e a busca pela redução de mortes e problemas de saúde relacionados ao fumo continuam sendo uma prioridade na Nova Zelândia, que busca reduzir sua taxa de tabagismo nacional e eventualmente eliminá-la completamente até 2025.

É importante ressaltar que este artigo tem o objetivo de informar sobre a situação atual do governo da Nova Zelândia em relação à venda de cigarros, apresentando opiniões e perspectivas contrastantes, mas não busca influenciar ou promover o consumo de tabaco.

ADSENSE GOOGLE