Inaugurado em setembro de 2008, o Parque do Povo completa 15 anos nesta semana
Localizado em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, o Parque do Povo se tornou um refúgio para ciclistas e tutores de animais de estimação que buscam lazer em meio aos prédios espelhados existentes na região. Com uma área equivalente a 13 campos de futebol, o parque recebe uma média de quatro milhões de visitantes por ano, estabelecendo-se como o segundo maior parque municipal da capital paulista, atrás apenas do Ibirapuera, na Zona Sul.
Um espaço agradável para atividades ao ar livre
O Parque do Povo oferece diversas opções para o lazer e contato com a natureza. Seu extenso gramado central é perfeito para estender toalhas, fazer piqueniques, ler, descansar e até tomar sol. Walter Batista, aposentado e frequentador assíduo do parque, destaca a sua agradabilidade em comparação ao Parque Ibirapuera: "Área arborizada, lugar bonito, não é tão cheio quanto o Ibirapuera, é um parque bem agradável. Eu venho de qualquer jeito, passo um protetor solar e venho para cá".
Além disso, o Parque do Povo conta com um espaço especial para pets, que atrai diversos tutores de animais. Mayara Sakamoto, empresária e frequentadora do parque, sempre leva sua cachorra, Luna, para passear: "Ela adora andar, cheirar e sempre faz um amigo diferente". Da mesma forma, Karin Srougi, tutora da cadela Nick, destaca o parque como um oásis dentro da selva de pedras onde vivemos: "A Nick fica muito contente quando vem passear aqui. Agora, tem um espaço especial para pets, então ficou ainda melhor".
Encontros e amizades no Parque do Povo
A área verde do Parque do Povo também possibilita o encontro de pessoas e a formação de amizades. A psicopedagoga Cláudia Bissoli conta que leva seu filho ao parque desde pequeno, o que possibilitou a troca de experiências com outras mães que também frequentam o local: "Temos um grupo de mães que ficaram amigas e próximas devido ao parque. Eles eram bebezinhos e virou um grupo, nos conhecemos aqui".
Acesso à ciclovia da Marginal Pinheiros
O Parque do Povo possui um dos principais acessos à ciclovia da Marginal Pinheiros, uma pista de mais de 20 km de extensão. Muitos ciclistas aproveitam o espaço para fazer uma pausa, descansar à sombra das árvores e tomar uma água de coco. Além disso, o próprio parque possui uma área dedicada à prática esportiva, onde os ciclistas podem pedalar em um ambiente seguro e tranquilo.
Origem do nome "Parque do Povo"
A história do Parque do Povo remonta aos anos 80, quando a área era uma grande várzea do Rio Pinheiros. Antigamente, havia campos de futebol e a população, principalmente trabalhadores, utilizava o espaço para lazer. Com o passar dos anos, o local foi se degradando e alguns clubes começaram a ocupar a área. No entanto, a exploração espontânea do espaço pela população deu origem ao nome "Parque do Povo", como explica o diretor da Divisão de Parques Urbanos, Vinícius Almeida.
O parque passou por transformações ao longo dos anos e hoje é um lugar querido pelos frequentadores. Expedito Galdino, ciclista e antigo frequentador da área, relembra a época em que ainda havia apenas um campo de futebol: "Era tudo mato. Só tinha o campo e não tinha essa estrutura que tem hoje. O parque é o progresso".
Serviço
Parque do Povo - Mário Pimenta Camargo
Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 ? Pinheiros
Funcionamento: Aberto diariamente, das 6h às 22h
Redes sociais