ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

FII sinaliza manutenção de dividendos mesmo após saída de inquilinos como GPA, Carrefour e Magalu

imagem

A rescisão de contrato com quatro locatários não deve afetar os rendimentos do Bresco Logística (BRCO11)

O Bresco Logística (BRCO11), um dos fundos imobiliários mais recomendados do mercado, enfrentou nos últimos meses a rescisão de contrato com quatro locatários. No entanto, o gestor do fundo, Rafael Fonseca, afirma que essa situação não deve impactar a projeção de distribuição de rendimentos.

A TW Transportes e Logística foi a última empresa a rescindir o contrato de locação do galpão ocupado em Canoas (RS). Anteriormente, a Magazine Luiza (MGLU3), Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3) ? também conhecida como Grupo Pão de Açúcar (GPA) ? e o Grupo Carrefour (CRFB3) também informaram ao BRCO11 a intenção de devolver os espaços locados.

No entanto, Fonseca destaca que o fundo já passou por situações semelhantes no passado e conseguiu rapidamente substituir os locatários, devido à qualidade dos imóveis da carteira. Esses imóveis são de alto padrão construtivo e possuem boa localização, o que garante a atratividade para novos inquilinos.

Além disso, a rescisão dos contratos exige o cumprimento de aviso prévio e o pagamento de indenizações, o que proporciona uma camada adicional de segurança para o fundo e previsibilidade na distribuição de dividendos. O gestor do BRCO11 ressalta que o objetivo é estabilizar o portfólio substituindo os locatários dentro do prazo de aviso prévio e indenizações.

Mesmo que haja uma vacância temporária no portfólio durante alguns meses, Fonseca projeta que a distribuição de dividendos será mantida. Ele acrescenta que o Bresco Logística conta com o lucro gerado na venda de ativos para manter o atual patamar de dividendos.

No mês de outubro, o BRCO11 distribuiu R$ 0,90 por cota, o que corresponde a um dividend yield de 0,73%. Nos últimos 12 meses, o percentual totaliza 8,28%, em linha com a projeção divulgada pelo fundo em abril, que indicava um aumento de cerca de 40% no volume de dividendos até 2023.

Expectativa positiva para o segmento de logística

A expectativa para o segmento logístico é favorável, o que tranquiliza os mais de 118 mil cotistas do BRCO11 em relação à substituição dos locatários e aos rendimentos do fundo. Maria Fernanda Violatti, chefe de análise de fundos listados do Research da XP, afirma em um relatório que espera a manutenção do baixo nível de vacância dos imóveis e do atual volume de dividendos pagos, além de ganhos graduais com o reajuste dos aluguéis pela inflação passada.

O relatório também destaca uma maior resiliência dos ativos localizados em rodovias próximas à região metropolitana de São Paulo e outros importantes centros consumidores. Nos últimos 12 meses, os fundos de logística tiveram uma valorização média de 17%, superando os 11% do Ifix ? índice dos FIIs mais negociados no mercado.

Segundo o documento, os fundos de logística atualmente negociam com um desconto de 2% em relação ao valor patrimonial. Em termos de distribuição de rendimentos, o segmento apresenta um dividend yield médio de 9% nos últimos 12 meses.

O BRCO11 e sua projeção de distribuição de rendimentos serão abordados em detalhes na edição desta semana do programa Liga de FIIs. Você pode conferir a entrevista com Rafael Fonseca no canal do XP Investimentos no Youtube.

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários assinando a newsletter da Liga de FIIs.

ADSENSE GOOGLE