Consórcio digital: uma alternativa viável diante das altas taxas de juros e restrição ao crédito
Diante das altas taxas de juros e restrições ao crédito, muitos brasileiros estão buscando alternativas para financiar a compra de bens e serviços. Nesse contexto, os consórcios vêm ganhando cada vez mais espaço. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o segmento cresceu 10,5% de janeiro de 2022 a julho deste ano, totalizando 9,8 milhões de participantes.
Uma das modalidades que se destaca é o consórcio digital. Além de oferecer um processo sem burocracia, essa modalidade proporciona uma taxa de juros cerca de 10 vezes menor em médio prazo, em comparação com os financiamentos bancários. Essa economia é reflexo do menor custo de administração proporcionado por uma estrutura enxuta e pela utilização da tecnologia para ganhar escala e oferecer uma experiência positiva ao cliente. É o que afirma Bruno Borges, diretor de Marketing do Mycon, empresa de consórcio digital do grupo Coimex, que está há mais de 40 anos no mercado de consórcios e já entregou mais de 125 mil bens.
O Mycon oferece cotas de consórcio para imóveis, carros, motos e serviços. Embora o público tenha preferência por imóveis, observa-se um aumento do interesse por cotas de cirurgias estéticas e máquinas rurais. A contratação dos consórcios pode ser simulada no site da empresa.
A tecnologia e as finanças
A América Latina é lar do maior número de fintechs ativas no mundo. O Brasil lidera a região, com 869 startups de tecnologia em atividade, de acordo com a consultoria Finnovating. O Mycon é uma dessas fintechs e é considerada uma referência em consórcio digital no país. A empresa utiliza as mais recentes soluções tecnológicas para simplificar e inovar no processo de aquisição e gestão das cotas, proporcionando um custo de operação 50% menor em comparação com os consórcios tradicionais. Enquanto a taxa média de administração em consórcios tradicionais é de 25% do valor do bem, no consórcio digital do Mycon essa taxa pode partir de 9,99%.
Facilidade na aquisição
No passado, obter informações sobre consórcios envolvia visitar um banco para conversar com um gerente ou entrar em contato com um corretor. Atualmente, todo o processo pode ser realizado na palma da mão, por meio de aplicativos. O Mycon é a única empresa no Brasil que oferece essa possibilidade, permitindo que todo o processo seja concluído em até 3 minutos, sem a necessidade de contato com atendentes. Essa praticidade tem atraído muitos clientes jovens.
O aplicativo também proporciona um acesso fácil à equipe de atendimento e permite que o cotista acompanhe todos os detalhes do processo de aquisição com segurança e privacidade dos dados. Após a contratação do consórcio, a pessoa passa a fazer parte do grupo e, a partir do pagamento da primeira parcela, já está apta a receber o bem. A contemplação pode ocorrer por meio de sorteios ou lances, entre outras possibilidades, e tudo isso pode ser acompanhado e realizado pelo aplicativo.
As cotas de consórcio do Mycon são adequadas à capacidade financeira de cada cliente e não exigem análise de crédito no momento da contratação. No caso de clientes com restrições no nome, é necessário regularizar a situação antes de ser contemplado. Caso isso não seja possível, existe a opção de repassar as cotas para um parente ou vendê-las para terceiros por meio do MyCotas, o marketplace exclusivo do Mycon para esse tipo de transação. Além disso, alguns clientes utilizam a estratégia de compra e venda de cotas como um investimento, podendo obter um lucro de até 30% do valor da cota.
Consórcio para construir patrimônio
Para aqueles que possuem dinheiro parado na poupança, investir parte desse montante em cotas de bens que tendem a se valorizar ao longo do tempo pode ser uma alternativa interessante. O consórcio é tão seguro quanto, ou até mais seguro que a poupança, uma vez que as administradoras são auditadas mensalmente pelo Banco Central para garantir a boa guarda dos recursos dos clientes. No Mycon, a busca pela aquisição de cotas de imóveis reflete não apenas o sonho da casa própria, mas também um planejamento financeiro de longo prazo. Muitos clientes adquirem casas e apartamentos como um investimento para acompanhar a valorização dos imóveis, especialmente nas grandes cidades, como forma de aumentar seu patrimônio com segurança.
Mais informações sobre o consórcio digital do Mycon podem ser encontradas no site da empresa.
Redes sociais