ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Maior feira de alimentos da América Latina reúne empresários acreanos e fortalece comércio internacional entre Brasil e Peru

imagem

Pela primeira vez, o Acre participa da maior feira de alimentos da América Latina

A presença do Acre na Expoalimentaria 2023 fortalece as relações comerciais entre Brasil e Peru

O Acre está participando pela primeira vez da maior feira de alimentos da América Latina, a Expoalimentaria 2023, que acontece no Centro de Exposição Jockey Plaza, em Santiago de Surco, região da capital peruana. O estande do Acre e Rondônia na feira reúne empresários dos dois estados, que estão estreitando e fortalecendo as movimentações financeiras entre Brasil e Peru. Durante o evento, estão sendo realizadas diversas rodadas de negócios, conferências empresariais e seminários, com o objetivo de promover negócios e investimentos com empresas internacionais.

O estande do Acre e Rondônia conta com um portfólio dos principais produtos de exportação da indústria e do setor comercial acreano, visando a projeção de negócios e o fortalecimento das relações comerciais com empresas peruanas e de outros países que participam da feira. Ao todo, a Expoalimentaria 2023 conta com 300 expositores de 17 países, e a expectativa da Associação de Exportadores do Peru (Adex), organizadora do evento, é de movimentar R$ 320 milhões em negócios.

Uma parceria entre Acre e Rondônia

O estande no evento é fruto de uma parceria entre os estados do Acre e Rondônia, que estão unindo esforços para impulsionar a economia da região e fomentar as exportações. Mais de 30 empresários do setor de bebidas e alimentos dos dois estados estão participando da feira, expondo seus produtos e trocando experiências com outros empresários e investidores.

De acordo com o diretor regional de Desenvolvimento da Secretaria de Planejamento do Acre (Seplan), Marky Brito, a participação na Expoalimentaria 2023 é uma oportunidade única de destacar os produtos acreanos que impulsionam a economia do estado e de fomentar as exportações. Ele destaca ainda que o Acre tem como objetivo estabelecer uma maior integração com os países andinos, especialmente Peru e Bolívia, visando o aumento do volume de exportação e a agregação de valor aos produtos.

Produtos de destaque

Dentre os produtos de destaque da indústria e do setor comercial acreano, estão a soja, o milho, a madeira e a castanha, que lideram a pauta de exportação do estado. Marky Brito destaca que esses produtos são os carros-chefe na balança comercial do Acre e têm um grande potencial de crescimento.

A estratégia de participar de feiras internacionais também tem sido vantajosa para os empresários locais. Um exemplo é o empresário Carlos Michel, que saiu do interior do Acre com o objetivo de criar oportunidades de novos negócios longe de casa. Segundo ele, a proximidade da região fronteiriça com o Peru é uma vantagem competitiva, pois permite a busca por novos produtos e a troca de experiências com empresários locais.

A participação na Expoalimentaria 2023 também tem rendido frutos para empresários do setor de panificação, como Carlos Rocha. No primeiro dia do evento, ele já recebeu propostas para desenvolver um produto exclusivo para o mercado peruano e também encontrou oportunidades de compra de insumos para sua empresa.

Promoção do comércio integrado

A participação do Brasil na Expoalimentaria 2023 também é vista como uma conquista importante pelo embaixador do Brasil em Lima, Clemente Soares. Segundo ele, a inauguração de um espaço destinado aos investidores brasileiros é um marco significativo para promover um comércio mais integrado entre os dois países, beneficiando a população dos estados fronteiriços.

Para a empresária Luciana Mendonça, o evento é um ponto de encontro estratégico para avaliar novos negócios no mercado internacional. Segundo ela, a feira proporciona a prospecção de negócios e a sondagem de mercado, abrindo possibilidades de estabelecer parcerias comerciais entre o Peru e o Brasil.

A Expoalimentaria 2023 deve receber mais de 1,2 mil visitantes internacionais, representantes de 650 empresas nacionais e internacionais. A participação dos estados do Acre e Rondônia na feira é de extrema relevância para a promoção dos produtos regionais e para fortalecer as relações comerciais com o Peru e outros países presentes no evento.

Conclusão

A participação do Acre na Expoalimentaria 2023 representa uma importante oportunidade de promover negócios e fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Peru. Por meio do estande conjunto com Rondônia, os empresários acreanos têm a chance de expor seus produtos, trocar experiências e estabelecer parcerias com empresas peruanas e de outros países. Além disso, a participação na feira contribui para a promoção dos produtos regionais e para a integração econômica entre os países da região amazônica.

A expectativa é de que a Expoalimentaria 2023 movimente milhões em negócios e contribua para o crescimento econômico do Acre e Rondônia. A participação nesse evento é um marco importante na busca por expandir as exportações e impulsionar o comércio internacional dos produtos acreanos. A união de esforços entre os estados e a busca por parcerias internacionais são fundamentais para o desenvolvimento econômico sustentável e a criação de novas oportunidades de negócios para os empresários da região.

ADSENSE GOOGLE